Batismo nas Águas: Princípios Bíblicos
- secretaria01
- 20 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? Vamos ver um pouco acerca dessa prática cristã:
# É UMA ORDENANÇA DE JESUS: O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que n'Ele crê: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28:19).
# SELO DA FÉ: O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela é, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos: "E disse-lhes: Ide por todo o mudo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16:15-16).
Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar.
# É A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO: No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circunsição;no Novo Testamento a circunsição foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo: "Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo" (Colossenses 2:11-12). Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm 2:28-29) e Paulo relaciona com o batismo.
# O BATISMO NÃO SALVA, MAS ACOMPANHA A SALVAÇÃO: O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse que "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer". O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23:39 a 43).
# É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO: O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. O batismo diz que não somente cremos que Ele EXISTE, mas cremos também no que Ele FEZ.
São duas coisas completamente diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é a obra de Cristo na cruz em nosso lugar. Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa oi sepultada com Jesus e ressurgiu com ele.

Comments