
NOSSA HISTÓRIA
Na década de 60, a Estação Ferroviária era o centro de migração e negócios da cidade. Neste cenário, nas proximidades do bairro dos ferroviários, nasce a Igreja Batista Memorial, tendo como Igreja-mãe a Primeira Igreja Batista de Campo Grande. Sua organização deu-se em 13 de Fevereiro de 1962, sendo o “Concílio Organizador” constituído de 11 pastores e 4 diáconos.
O primeiro templo foi inaugurado em 31 de Dezembro de 1961, às 15 horas, em solenidade pública que marcou o encerramento das comemorações do Jubileu Batista Matogrossense, recebendo inicialmente a denominação de “Templo Memorial” e, posteriormente, o nome atual: “Igreja Batista Memorial”.
A Igreja Batista Memorial foi organizada em 13 de Fevereiro de 1962, tendo como Igreja-mãe a Primeira Igreja Batista de Campo Grande. O “Concílio Organizador” constituiu-se de 11 pastores e 4 diáconos.
Os primeiros anos de vida da Memorial foram conduzidos pela instrumentalidade do Pr Gutemberg Rodrigues da Silva. Pastoreou a igreja desde o seu nascimento em 13 de fevereiro de 1962 até 19 de julho de 1967, tendo presidido comunicado oficialmente sua saída na Assembleia nº 83 indo para assumir a PIB de Osasco - SP.
Foram anos cruciais para que a Igreja ganhasse seu perfil comprometido com os princípios da palavra de Deus. Após a saída do Pr Gutemberg, o irmão Pedro Francisco da Silva assumiu como moderador. Algumas famílias destacam-se nestes primeiros anos, entre elas: as famílias Calliste, Saraiva, Barbosa e Santana.
Para falarmos dos primórdios da Memorial não podemos deixar de citar o diácono Wilson Saraiva, por várias vezes tesoureiro, secretário e fiel moderador da igreja. Nosso tributo de gratidão e reconhecimento a esta vida tão preciosa.
Os anos 90 são marcados pela liderança firme do Pr Augusto Saab. É um período onde a Igreja ganha a estabilidade necessária para viver o desafio do crescimento. Entre várias realizações da Memorial neste período, merecem destaque a reforma e ampliação do Templo e a construção da casa pastoral no terreno doado pela Convenção Batista Sul-Matogrossense.
Depois de quase oito anos na liderança da Igreja, o Pr Orlando Saab transfere-se para a PIB de Maracajú em Julho de 2001. A igreja entra em processo de sucessão pastoral, e o Pr. Eli Souza Junior assume o Ministério Titular da Memorial em 1º de Dezembro de 2001.
Desde que assumiu o pastorado, o Pastor Eli implanta a visão: Mais que uma igreja, queremos ser a sua família. Para tornar este projeto em realidade, a Família Memorial empenha-se em desenvolver estratégias que a tornem mais relevante na sociedade e no Reino de Deus. Podemos dizer que a Memorial vive sua década mais intensa. Acompanhe:
Em Agosto de 2003, a Igreja elabora sua Visão de Futuro, onde a vocação do ministério com famílias tem grande destaque. Uma pesquisa ampla e detalhada é conduzida por um grupo denominado «Sonhando e Pensando o Futuro».
Paralelamente, em setembro do mesmo ano, a Igreja experimenta uma jornada de oração de 40 dias com o objetivo de estabelecer seus planos futuros na direção revelada por Deus.
No Retiro da Família de 2004, o ministério da Igreja ganha vigor com o mover de Deus prenunciando um avivamento e uma nova fase de expansão. Neste encontro, é definido o início dos Pequenos Grupos como essencial para a vida e cuidado do rebanho.
Em Agosto/2004, é realizada uma reunião estratégica e decisiva com toda a liderança da IBM. O modelo de Igreja com Propósitos e Rede de Ministérios à luz de Efésios 4:11 e 12 é adotado. Na ocasião, uma carta de compromisso é escrita pelos líderes, recebendo o nome de “Visão de Futuro”.
O ano de 2007 foi marcado pela inauguração da reforma e ampliação do Templo (foto ao lado) e dos novos espaços de ensino e administração.
Em Julho de 2008, o pastor Eli Junior apresenta à Igreja o plano denominado Tempo de Multiplicação, detalhando as ações que preparariam a Igreja rumo ao Jubileu de Ouro.
No dia 30 de Agosto de 2009, a Batista Memorial dá mais um passo ousado em direção ao crescimento ao inaugurar um novo espaço para cultos, celebrações e eventos dos ministérios: é o Espaço Alternativo, que torna-se um divisor de águas quanto ao crescimento desta família denominada “Memorial”.
No mesmo dia, um grupo de irmãos entrega à Igreja a Escritura de uma área de 24.000m² com dois galpões para sediar a chácara da Memorial. Trinta de Agosto de 2009: uma noite para não ser esquecida!
Esta década também vê a obra missionária ganhar destaque com a criação do Conselho Missionário e a implantação da Oferta Missionária de Fé.
Do outro lado da rua e do outro lado do mundo é a palavra de ordem na IBM!
A Igreja Batista Memorial tem em sua trajetória uma marca: famílias que fazem a diferença e desenvolvem o seu ministério. É um registro evidenciado em sua fundação, desenvolvimento, consolidação e, atualmente, em sua expansão. Um corpo de Cristo formado por famílias sadias tem produzido glória a Deus, agradando Àquele que projetou e abençoou a família.
Hoje celebramos a Vitória da Unidade que brilha na vida daqueles que com sua oração, dedicação, compromisso espiritual e financeiro têm tornado em realidade este Tempo de Multiplicação.
Entendemos que devemos celebrar a Deus por esta bela história, mas ainda há muito o que fazer, e iremos firmados na Palavra e nas promessas dAquele que em tudo é Fiel:
“Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei os ferrolhos de ferro. E te darei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”. Isaías 45.2-3
No decorrer de seu ministério, a Memorial foi dirigida pelos seguintes pastores:
1. Pr. Gutemberg Rodrigues, o 1º Pastor da Igreja (1962-1967)
2. Pr. Missionário Ernesto C. Wilson Júnior (Americano) (1968-1970)
3. Pr. José Pereira da Silva (1971-1973)
4. Pr. Aldevino Werdan Coelho (1974-1978)
5. Pr. Missionário David Kenneth Phillips (Canadense) (1980)
6. Pr. Gutemberg Rodrigues (1981-1982)
7. Pr. Sebastião Neto (1983-1985)
8. Pr. David Kenneth Phillips (1986)
9. Pr. Waldir Rodrigues Souza (1987)
10. Pr. Adão José Pereira (1988)
11. Pr. Paulo dos Santos Neto (1989-1991)
12. Pr. Orlando Augusto Saab (1992-2001)
13. Pr. Eli Souza Junior (1º de dezembro/2001 a ...)
Ministros Associados (Ministério do Pr Eli Jr):
SEDE
* Pr Richard Julles B. Schildt (Dez/2002)
* Pr Christian A. Doerzbacher (Fev/2005)
* Pra Suene P. da Silva Souza (Dez/2013)
* Pra Angélica C. B. Monteiro (Set/2010)
* MM Rose Cortez (JFev/2013)
EXTENSÕES:
* Pr Franscemar da Silva
* Pr Gideoni Benites de Miguel
* Pr Elzelice de Jesus Severino de Miguel
* Ob Israel Gregory dos Santos Farias
* Pr Daniel Pedroso
OUTROS MINISTROS QUE SERVIRAM NA MEMORIAL:
* Pr Israel G. Monteiro Sousa (Out/2011-Fev 2013) - Teens
* Pr Dihego F. Espíndola (Out/2011 - Dez/2014) - Educação
* Pr Marcelo Oliveira da Silva (Julho/2006 a Fev/2012) - Extensão Nova Lima
* Pr Osvaldo Monteiro Camilo da Silva (Jan a Dez/2013) - Extensão Núcleo Sul
* Miriã de Oliveira - MIMO e Missões
* Denise de Souza - Educação
* Kedma Cristiane de Araújo e Silva - Musicalização Infantil e Coral





Primeiro Pastor e Fundador da Memorial

Marcante na vida da Igreja

Atuante em Missões e no ensino

Pr Orlando, Dc Juracy, Dc Saraiva, Dc Tereza e Dc Osvaldo

(Da esq. para a dir): Pr Israel, Pra Angélica, Pr Gideoni, Pr Eli Jr, Pra Suene, Pr Richard, Pr Christian e Pr Francemar
