Capelania Estudantil
- secretaria01
- 28 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
Fazendo a diferença no começo da vida!
Amor significa viver da maneira que Deus nos mandou viver. Como vocês ouviram desde o início, o mandamento dele é este: viva uma voda de amor 2 João 1-6 (NVC)
A família desestruturada reflete diretamente na escola através de comportametos inadequados e inesperados pelos alunos. Uma nova realidade de relacionamentos com os responsáveis pelos alunos, que nem sempre são os pais, se afigura. Hoje a família nuclear (pai, mãe e filhos) nem sempre é uma realidade. Há alunos que não conhecem o pai, alunos que são criados pelos avós ou pelo pai, alunos filhos de pais separados e que vivem em dois lares (o do pai e da mãe alternadamente). A capelania precisa estar preparada para enfrentar essa realidade da nova família e as tensões provenientes dessa nova realidade.
Essas condutas inadequadas de um aluno ou, até mesmo, alguns distúrbios de comportamento são verificados, individualmente, no meio escolar, precisam ser trabalhados conjuntamente no seio familiar. Desta forma, a área de abrangência da capelania escolar, inicialmente compreendida como sendo muito restrita e limitada somente aos muros escolares, mostra-se agora muito maior, tornando esta tarefa mais investigativa, interessada e, por isto, ainda mais importante.
Assim, a capelania escolar tem como objetivo levar a fé, o amor, a compaixão, a esperança concretizando no dia a dia da escola através de atos solidários, na presença amiga, o compartilhar conforto, consolo através da mensagem de Deus quando esse público enfrentar as dores da alma.
Sobre a capelania escolar tem sido colocada uma grande expectativa de buscar caminho para lidar adequadamente com elas, pois influenciam o ambiente escolar e o desempenho dos estudantes. Promover a formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores éticos e morais, no exercício da cidadania.
A capelania escolar precisa estar apta para lidar com esses comportamentos e essas reações que acontecem no ambiente escolar, e saber trabalhar com uma equipe multidisciplinar (psicólogos, pedagogos, líderes religiosos, médicos e outros) na busca de soluções para eles.
A escola é um campo missionário. Os capelães e seus auxiliares constituem-se em educadores-missionários. Não é um simples emprego, é uma missão. Milhares de jovens e seus familiares podem ser influenciados e ajudados por um trabalho bem feito pela capelania.
Missionária Márcia Doneda capelã estudantil dos Batistas da ACIBAMS

Comments